top of page

Principais cuidados com as plantas no inverno


Inverno chegou e é nesta estação que as plantas ficam mais sensíveis devido ao frio, às temporadas mais secas e aos fortes ventos que, às vezes, parecem cortar de tão gelado! Por isso, esse é o período onde temos que ter mais cuidado ainda com nosso jardim, seja ele horizontal ou vertical. Embora o Brasil seja um país gigante onde “os invernos” são diferentes, vamos focar no sul do país, que é a região onde tem uma estação mais rigorosa, dependendo da intensidade do frio, as plantas chegam até a “queimar” no contato direto com as geadas. Quem mora em Curitiba e região metropolitana, sabe bem. Nós, da Lyrata Paisagismo, montamos um “passo a passo” de como cuidar apropriadamente das suas plantinhas para que elas passem por todas as intempéries sem maiores problemas. Evitando assim, que seu jardim sofra, ou até pior, morra! Vem com a gente! Entendendo como o frio pode danificar seu jardim: Antes de mais nada, vale a pena lembrar que as plantas possuem quase todo o seu peso composto por água. E é aí que mora o perigo, pois ela influencia diretamente no crescimento e desenvolvimento dela. Num inverno de temperaturas extremas, como o de Curitiba, à noite, as temperaturas podem chegar a números abaixo de zero! E, se você lembra um pouquinho das aulas da escola, zero grau é a temperatura de congelamento da água. Ou seja, as células das plantas podem congelar e isso não é nada bom para a saúde delas. A água congelada não prejudica somente de dentro pra fora, mas também de fora pra dentro. Como? As geadas que repousam em cima das folhas faz com que a radiação solar queime a superfície foliar. Como cuidar do seu jardim no inverno? “OK. Já entendi como o frio e o gelo danificam minhas plantinhas. Mas, e agora, quais cuidados eu preciso tomar para mantê-las vivas e saudáveis?” Para a sua sorte, você veio ao lugar certo! Iremos listar para você algumas dicas e cuidados especiais para seu jardim passar por esta estação mais vibrante do que nunca!

  • Cobertas de razão:

Se o seu jardim for horizontal “de chão”, plantadas diretamente no solo, cobrir as plantas com uma lona plástica à noite inibe a ação do vento cortante e a formação de geadas. Mas lembre-se de que o alimento principal das plantinhas é o sol, ou seja, tire a cobertura logo de manhã para que elas façam a fotossíntese. Agora, se seu jardim for de vasos, tem-se uma solução mais prática e versátil. Durante a noite, leve suas plantinhas para dentro de casa. Assim, evitamos os mesmos problemas com as camadas de gelo nas folhas e o vento frio.

  • Cobertura morta as mantém vivas!

Esta tática faz um pouquinho de bagunça em seu jardim, mas como o assunto é manter a boa saúde das suas plantas no inverno, é uma dica super válida! “Cobertura morta” é o nome de uma técnica que pode salvar a vida do seu jardim e consiste em cobrir todo o solo com folhas que já caíram do pé. Indicada para você que tem arbustos ou grandes áreas com gramado. Ela funciona retendo a umidade e mantém o solo em uma temperatura agradável para que seu jardim não sofra muito com o frio intenso. A rega, porém, não precisa ser constante devido a retenção natural das folhas. Faça somente quando as folhas depositadas começarem a “envergar”.

  • Se possível, improvise uma estufa

Você sabia que a primeira estufa que se tem registro foi em 1848 em Londres? Pois é! E elas se arrastam até hoje quase 200 depois de seu pioneirismo. Não à toa, as estufas são fortíssimas aliadas das plantas. Pois elas, além de inibir completamente a ação dos ventos frios da noite, ela ainda impede que as geadas entrem em contato com as folhas, causando as queimaduras que mencionamos lá em cima. Como o próprio nome já diz, a estufa ainda tem a função de deixar o calor do sol entrar pelas suas paredes transparentes ou translúcidas sem deixar que ele saia. Mantendo, assim, a temperatura sempre agradável no interior da estrutura.

  • Quentinhas e felizes!

Caso montar uma estufa esteja fora de cogitação, uma dica infalível é posicionar uma fonte de calor artificial para que as plantas não sofram com a ausência de sol e calor. O jeito mais fácil, barato e rápido de fazer isso, é usando uma lâmpada incandescente. Uma forma interessante de fazer com que o calor e a luz da lâmpada “corra” por toda a sua plantinha, é fazer uma poda localizada em galhos doentes. A poda auxilia no nascimento de galhos novos e saudáveis.

  • Beba com moderação!

O inverno no Brasil costuma vir com longas temporadas de seca onde as chuvas passam longe! O ar seco e gelado prejudica o desenvolvimento das plantinhas. Por isso, a rega tem que ser feita diretamente no solo e não nas folhas. Se realizado pela manhã, melhor pois assim o sol vem e auxilia na evaporação e manutenção da umidade do solo. Pois, solos encharcados por muito tempo, podem favorecer o aparecimento de fungos e pragas. Olá, Primavera! Ufa! São muitos detalhes e dicas para lembrar, não? Mas temos certeza que você irá tirar “de letra” todos esses cuidados para que suas plantinhas tenham dias invernais mais amenos e menos rigorosos! São as pequenas atitudes que farão uma diferença enorme para que suas plantinhas cheguem à primavera mais lindas e saudáveis que nunca! Não esqueça de salvar esse texto em seus favoritos, assim, você pode voltar aqui a hora que quiser! Agora, você é um verdadeiro entusiasta do mundo paisagístico? Então siga a Lyrata Paisagismo nas redes sociais através do @lyratapaisagismo e não perca nenhum detalhezinho sobre este imenso universo.

Comments


bottom of page