Ela chegou! Serão belos 3 meses da estação mais bonita, cheirosa, florida e colorida do ano. Pode entrar, primavera! Fique à vontade. Nossa casa é a sua casa!
O tema do blog de hoje será em homenagem todinha a ela!
Iremos mostrar alguns problemas frequentes que ocorrem devido às mudanças no tempo, cuidados a se tomar e, claro, contar com toda a expertise do nosso paisagista, Igor Tronquin, para te passar as plantas mais lindas da estação.
Preparados? Então, se aconchegue e boa leitura!
Problemas de sempre, mas cuide como nunca:
A primavera é marcada por uma inconstância de clima. Afinal, estamos saindo de uma estação mais fria e seca, o inverno, e estamos, literalmente, no meio do caminho para o verão que é mais quente e úmido.
Acredite, as plantinhas sofrem -e muito- com essas transições. Por isso, nosso paisagista, dará dicas valiosas, pensando no mínimo de impacto negativo para seu jardim. Está com papel e caneta na mão? Então, comece suas anotações.
Temperatura: Nas primeiras semanas da primavera, teremos várias oscilações de temperatura, manhãs de 7 ºC e tardes que, às vezes, passam dos 25 ºC. Por isso, tente manter suas plantas sempre em um lugar que tenha pouca amplitude térmica, algo entre 18 e 21 graus. Se for necessário, leve alguns vasos para dentro de casa.
Iluminação: Tão importante quanto a temperatura é a iluminação. Ela é indispensável para o crescimento e desenvolvimento da sua planta. A luz demais, pode causar queimaduras nas folhas e flores do seu jardim; a luz de menos faz com que ele cresça fraco, pálido e sem estrutura.
A posição geográfica das plantas no seu jardim é um fortíssimo aliado para sua boa conservação. Segundo nosso paisagista, as melhores posições para plantas de sombra são voltadas para o sul, para as de meia sombra à leste e para sol pleno, posicione suas plantas à oeste.
O ideal é sempre estudar qual a necessidade das plantas que compõem seu jardim. Para facilitar ainda mais os cuidados, nós já fizemos um tema sobre isso e você pode conferir clicando aqui: lyratapaisagismo.com.br/post/5-cuidados-que-farão-suas-plantas-viverem-muito-mais.
Umidade do solo: Essa talvez seja uma das dicas mais valiosas do post de hoje!
Tenha sempre muita atenção à umidade do solo do seu jardim na primavera, pois nesta estação enfrentamos muita umidade e oscilação de temperaturas e essa é a receita perfeita para a proliferação de fungos.
Plantas típicas da estação:
Agora que você já anotou tudo sobre como manter seu jardim saudável durante a estação mais florida do ano, vamos listar algumas espécies de plantas que são a cara da primavera, para que seu ambiente fique mais colorido, cheiroso e lindo!
Rosas: Clássicas, cheirosas e belíssimas em todas as suas variações de cores! As rosas são excelentes presentes e arrancam suspiros por onde passam. Já pensou em ter um imenso buquê de rosas plantadas aí em seu jardim?
Vale lembrar que a roseira adora sol e tempo quente. Quando bem cuidada, costuma florescer após a poda.
Flor-da-fortuna: Da família das suculentas, essa plantinha possui várias pequenas flores que são lindas e delicadas. Perfeita para dar cor e volume ao seu jardim. A flor-da-fortuna gosta de bastante luminosidade, desde que recebam bastante água para não ressecarem.
Caso a sua esteja com dificuldades para florescer, aqui vai um macete do Igor: corte as partes doentes ou secas com uma tesoura e continue cuidando dela, assim ela poderá florescer agora na época mais favorável.
Margaridas: Assim como as rosas, as margaridas possuem seu prestígio! Amplamente cultivada, seu desenvolvimento é rápido levando menos de 3 meses desde a germinação até o desabrochar das flores.
Elas são altamente adaptáveis e amam o sol! Uma plantinha bonita e com pouquíssima manutenção.
Orquídea phalaeonopsis: Uma das espécies mais amadas e cultivadas por todos! Possui cores e formatos tão belos que essa flor é considerada uma das mais bonitas do mundo.
Porém, a orquídea é uma planta que não pode pegar sol direto, o que a faz uma excelente opção para enfeitar áreas internas. Você pode plantá-la usando substrato específico de orquídeas, como cascas de pinus e nunca deixe as raízes encharcadas.
Lírio asiático: Também é uma flor muito característica da primavera, pois ela tem um perfume maravilhoso e cores vibrantes.
Você pode plantá-la em um vaso grande e deixá-la em um ambiente onde pegue sol fraco todos os dias. Quando passar a floração, corte as hastes junto ao solo. As raízes e os bulbos continuarão vivos, e a planta iniciará um novo ciclo na saída do próximo inverno.
Azaléias: São bonitas, versáteis, volumosas e contém muita cor! A azaléia é uma planta que pode variar desde pequeno porte a até mesmo cercas-vivas grandes e vistosas!
Ela sempre floresce na primavera, na ponta dos ramos novos. Caso a sua não tenha florescido ainda, lembre-se que ela precisa de bastante sol e água.
Outras flores da estação: Se não quiser ficar preso apenas às opções do texto de hoje, aqui vão outras espécies que são típicas das estações mais quentes do ano, que são as sálvias, tagetes, verbenas, petúnias, gazânias e torênias.
Afinal, nós queremos um jardim colorido, vistoso e com muitas espécies, não é verdade?
Use e abuse dos cuidados, das fotos e da beleza do seu jardim!
Feito! Seu jardim está mais do que pronto para vibrar as cores mais lindas e emitir os cheiros mais agradáveis que só a natureza é capaz de nos presentear! Que seja uma primavera com muito verde, alegria e paz para você e seu jardim!
Esqueceu alguma dica? É simples! Basta salvar este link nos seus favoritos para voltar aqui a hora que quiser!
Não esqueça de compartilhar este texto com mais pessoas para que todos tenham acesso às informações valiosas do nosso paisagista! Siga-nos também nas redes sociais através do @lyratapaisagismo.
Comments